Iniciou seus estudos musicais no Conservatório de Tatuí em 1979, tendo aulas de trompa com a professora Kathy Boggs Havens e música de câmara com Maria José Carrasqueira, Homero Magalhães e Lais Kauffmann.
No Conservatório, participou da Orquestra Sinfônica, Banda Sinfônica (regida por José Coelho de Almeida), Big Band SamJazz, Orquestra Projeto 75 e Conjunto de Metais (professor Edgar B. Santos).
Participou de vários Festivais de Música, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Verão do Guarujá e Oficina de Música de Curitiba. Estudou Trompa com Ozeas Arantes, David Kappy, James Chambers, Edwin Theyrs, Daniel Havens, Phill Mayers e Enzo Pedini.
Trabalhou Música de Câmara com Walter Bianchi, Henry Schumann e Noel Devos. Atuou em várias orquestras, entre elas a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Paraná Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e Orquestra de Sopros Brasileira.
Como professor, lecionou no Festival Internacional de Londrina (11° Festival), Escola de Música de Joinville, Encontro de Metais de Foz do Iguaçú, Festival de Campos do Jordão (núcleo Tatuí), Projeto Pró-Bandas Hortolândia, Festival Corn Products (Mogi-Guaçu) e Festival de Férias de Tatuí. Atualmente, é professor de trompa no Conservatório de Tatuí; trompista solista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo; e coordenador de metais e trompista solista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.
Joaquim ensina trompa no Projeto Jovens Músicos.